Um cooktop nada mais é do que um fogão com apenas a parte do queimador, ou seja, uma mesa formada pelo queimador, isqueiro e queimador. O fato de ser separado do forno torna o cooktop um eletrodoméstico refinado, atraente e, acima de tudo, versátil. Além disso, a placa é funcional e ocupa pouco espaço, podendo ser utilizada em cozinhas e varandas. Mas, você sabe quais são os melhores cooktops de indução?
Ranking dos Melhores Cooktops de Indução
- Cooktop de Indução Midea CYB40P2
- Cooktop de Indução Tramontina Slim Touch 9471413
- Cooktop de Indução Midea FreeZone
- Cooktop de Indução Electrolux IE80P
- Cooktop de Indução Philco PCT40P
- Cooktop de Indução Midea CYAD22
- Cooktop de Indução Panasonic KY-W648CLRPK
- Cooktop de Indução Tronos IF701OB1
- Cooktop de Indução Mueller Mci014bg1
- Cooktop de Indução Fischer 1Q
Você pode encontrar modelos com 1 ou até 6 bocas. Uma opção menor está disponível para quem mora sozinho. Placas com 5 ou 6 queimadores são adequadas para famílias grandes. Junto com o design e a quantidade de queimadores disponíveis, a tecnologia também é o diferencial dos modelos de fogão.
Venha conhecer mais sobre os melhores cooktops de indução e como fazer a escolha certa para sua cozinha, selecione um entre a nossa lista com os melhores cooktops de indução. Confira!
Sumário
O Que é e Como Funciona o Cooktop por Indução?
O calor de uma placa de indução é gerado por ondas eletromagnéticas, ou seja, aquecendo algo com um campo magnético compatível. Isso pode parecer complicado, mas na verdade aquece a panela, mas não toda a superfície (no máximo o calor residual se dissipa rapidamente), evitando queimaduras. É seguro.
Além disso, as placas de indução acabam tendo um consumo de energia menor em comparação com as opções a gás e elétricas. Seu campo eletromagnético aquece instantaneamente o fundo da panela em contato com a bancada de vitrocerâmica, garantindo economia de energia de até 40% em relação às placas convencionais.
Os modelos de cooktop por indução variam de opções portáteis de um queimador a opções maiores de quatro queimadores. Alguns são bem simples, podendo ter duas ou apenas uma boca, e outros são maiores e contam com recursos extras para facilitar ainda mais a sua vida.
Existem dois tipos de fogão de indução no mercado, de mesa e de embutir. Os tabletops são basicamente usados como fogões portáteis que podem ser usados em festas e eventos, ou levados em viagens. O fogão de indução é praticamente igual ao fogão tradicional, instalado na bancada da cozinha e não pode ser movido.
Panelas para o Fogão de Indução
Se você está procurando por modelos de cooktops, deve ter percebido que com os tipos de cooktop de indução não é possível usar qualquer tipo de panela. Pode parecer frescura à primeira vista, mas isso tem uma ótima justificativa.
Algumas panelas tradicionais não podem ser usadas em placas de indução. Os modelos adequados são os de ferro fundido ou aço inox, pois a tecnologia de indução funciona através de metais magnéticos como o ferro, permitindo que o fogão o utilize como fonte de energia para cozinhar.
A panela pode ser de ferro fundido com acabamento esmaltado. Se quiser ter a certeza que a sua panela vai funcionar neste tipo de placa, pode fazer um “teste do íman”, onde pega num íman e coloca-o no fundo da panela; se colar, significa que o modelo é seguro para a sua placa de indução.
Essas panelas podem ter superfície antiaderente, desde que não haja camada de alumínio, e quanto mais plana e lisa a panela, maior é a sua capacidade de calor. Desse modo, embora sejam um investimento um pouco maior, são a única forma de usar seu cooktop de indução.
Dica: Um bom teste para saber qual panela vai funcionar com esse tipo de fogão é colocar um imã embaixo da panela, se ele grudar a panela serve. Outro fator muito importante: a panela deve ser plana, se você tiver uma forma oval, tipo wok, não vai funcionar em fogão de indução.
E como são os cooktops a gás e elétricos?
Para quem quer fugir do fogão tradicional sem fazer muitas mudanças no dia a dia, os fogões a gás são a melhor opção. Sua instalação é feita da forma tradicional: basta conectar a mangueira do gás de botijão ou do registro do gás encanado na saída do fogão. Em alguns casos, pode ser necessário solicitar ao fabricante a conversão do seu dispositivo.
Na hora de usar, não tem mistério: geralmente com superauto ou autolight (ambos que precisam de energia elétrica para funcionar), esses cooktops contam com fogos nos queimadores e tripés de metal que sustentam as panelas. Vale a pena notar que os fogões a gás são os mais baratos e usam menos eletricidade para funcionar.
Porém, em comparação com os cooktops a gás e de indução, os cooktops elétricos consomem mais energia. Para você não abrir mão de ter seu cooktop, pode valer mais a pena escolher um dos outros tipos disponíveis.
Embora tenha a vantagem de não usar gás e, portanto, sem chama, eliminando o risco de incêndio por ignição, também apresenta desvantagens. Você terá mais na sua conta de energia, o equivalente a usar um chuveiro extra.
O que é melhor: cooktop de gás ou indução?
Na verdade, não existe um modelo que seja realmente considerado melhor, mas sim um que se encaixe na sua realidade ou mesmo no seu dia a dia. Ambos têm vantagens e desvantagens.
No entanto, as placas de indução têm algumas diferenças interessantes, como melhor precisão, segurança, praticidade e até mesmo o design pode ser um critério interessante. Por outro lado, esses modelos são menos econômicos em termos de consumo de energia.
Por Que Ter um Cooktop de Indução?
Existem vários motivos para adquirir um cooktop por indução, mas, para facilitar sua escolha, separamos alguns dos principais fatores que fazem as pessoas aderirem a essa tecnologia:
Mais velocidade
Sua eficiência é de 90%. Para uma comparação rápida, a eficiência do fogão a gás é de 60% e do fogão elétrico é de apenas 40%. Isso significa um cozimento mais rápido. O cozimento por indução oferece o dobro da velocidade.
Como podemos ver, a energia é transferida diretamente para o interior do pote. Por exemplo, em uma cozinha de restaurante profissional, a velocidade é essencial. Afinal de contas, tempo é dinheiro.
Fácil de limpar
A superfície da placa de indução é plana e não há componentes difíceis de limpar, basta usar um pano úmido para limpar a superfície em pouco tempo. É claro que você precisa tomar cuidado para não riscar ou queimar seu cooktop com água, mas a limpeza é mais simples do que a de um fogão tradicional.
Mais econômico
O cozimento por indução é mais eficiente. Em outros fogões, o calor é perdido. Então, se for um fogão elétrico, você vai precisar de mais energia para fazer o mesmo trabalho por um período de tempo mais longo. Usar um fogão a gás não é exceção. Afinal, ele precisa de gasolina para funcionar.
Seguro
Cozinhar por indução é mais seguro. Quando o forno é ligado, sua superfície permanece fria ao entrar em contato com material que não contém moléculas de ferro. O risco de acidentes com queimaduras é significativamente reduzido. Afinal, o calor é direcionado apenas para a panela. Isso também significa que nenhum calor é transferido para o ambiente.
Os Melhores Cooktops de Indução
Agora, só falta escolher o melhor cooktop de indução para a sua cozinha. Veja as opções que selecionamos para você:
1. Cooktop de Indução Midea CYB40P2
O novo e lindo fogão de indução 4 bocas traz mais tecnologia, design e praticidade para sua cozinha. Possui painel touch que agrega design, praticidade e sofisticação ao ambiente, além de controles deslizantes que tornam a seleção de temperatura mais prática, bastando deslizar o dedo pelo painel.
Um destaque particular são as características técnicas do fogão Midea CYB40P2. Além de moderno painel digital, possui timer sonoro automático para sinalizar o tempo de cozimento, além de trava de segurança. As placas de indução são fáceis de limpar, cozinham de forma eficiente e têm configurações de segurança confiáveis.
- Quantidade de bocas: 4
- Mesa: vitrocerâmica
- Voltagem: 220 v
- Dimensões e peso: 52 x 59 x 6 cm; 8.5 Quilogramas
2. Cooktop de Indução Tramontina Slim Touch 9471413
O Cooktop Portátil de Indução Tramontina Slim Touch EI 30 com 1 Zona Quente e Touch Control vai levar sua cozinha a outro patamar! Com design e tecnologia de ponta, torna o dia a dia mais prático e estiloso.
O aquecimento é feito por indução somente quando um fundo de panela feito de material de ferro (que atrai ímãs) é colocado na área marcada, o calor gerado é transferido diretamente para a panela, mantendo toda a superfície do cooktop em temperatura ambiente, evitando queimaduras perigosas.
- Quantidade de bocas: 1
- Mesa: aço inox
- Voltagem: 110 v
- Dimensões e peso: 37 x 29 x 3.5 cm; 667 Quilogramas
3. Cooktop de Indução Midea FreeZone
Esse é um modelo mais versátil, principalmente para quem gosta de preparar em diversos tipos de panelas. Seu maior diferencial é a tecnologia que consegue combinar dois queimadores como se fosse um só queimador, perfeito para utilizar panelas, pratos e pratos maiores.
Este modelo possui um sensor automático que fecha a boca automaticamente se a panela for retirada e a reconhece quando é colocada de volta. Possui também trava de segurança que evita que o painel de controle seja acionado acidentalmente, o que é ótimo para quem tem crianças em casa.
- Quantidade de bocas: 4
- Mesa: vitrocerâmica
- Voltagem: 220 v
- Dimensões e peso: 59 x 6 x 52 cm; 8.7 Quilogramas
4. Cooktop de Indução Electrolux IE80P
Este Cooktop possui função timer, trava de segurança e tela touchscreen moderna, além disso, permite explorar diferentes técnicas de cozimento, como usar uma prancha de grill e paella, pois possui a tecnologia Unicook que permite cozinhar com 2 simultaneamente distrito.
Possui 14 níveis de potência e uma função Turbo Power que aumenta a potência máxima durante um período de tempo, principalmente para aquecer rapidamente grandes quantidades de água. é As melhores placas de indução Electrolux são perfeitas para quem busca potência, controle e sofisticação na hora de cozinhar.
- Quantidade de bocas: 4
- Mesa: vidro
- Voltagem: 220 v
- Dimensões e peso: 52 x 78 x 4.4 cm; 11.2 Quilogramas
5. Cooktop de Indução Philco PCT40P
R$ 1.449,00
Esse cooktop é super tecnológico, então é claro que possui tampo em vitrocerâmica e tecnologia de indução, onde um campo eletromagnético aquece o fundo da panela quando esta é colocada sobre o vidro.
Ele também possui potência turbo em zonas de aquecimento maiores para preparação de alimentos mais rápida e um timer digital com alarme sonoro. Possui trava de segurança no painel também e, por ser da marca Philco, já vem com a garantia e a segurança que a gente já conhece.
- Quantidade de bocas: 4
- Mesa: vitrocerâmica
- Voltagem: 220 v
- Dimensões e peso: 52 x 59 x 5.6 cm; 8.5 Quilogramas
6. Cooktop de Indução Midea CYAD22
Se procura a melhor placa de indução dupla, recomendamos a Midea CYAD22 como a melhor escolha. Seus modelos em vidro Schott Ceran unem design e tecnologia alemã para maior qualidade e durabilidade, tornando-os ideais para cozinhas e espaços compactos.
Midea CYAD22 também possui 9 níveis de potência, tecnologia de indução de conversão de frequência, mais rápida, segura e econômica. Quando terminar, ele ainda possui painéis de bloqueio, um timer e desligamento automático quando a panela é removida.
- Quantidade de bocas: 2
- Mesa: vitrocerâmica
- Voltagem: 220 v
- Dimensões e peso: 52 x 29 x 5.8 cm; 6.4 Quilogramas
7. Cooktop de Indução Panasonic KY-W648CLRPK
Ao contrário de outros modelos, o Cooktop de Indução Panasonic KY-W648CLRPK mantém os queimadores aquecidos mesmo quando desligado. Desta forma, os alimentos podem ser mantidos quentes imediatamente após o cozimento. A sua alimentação é elétrica com uma potência total de 6400W, a potência da zona de cozedura pode variar entre 1200 e 2600W e possui iluminação digital.
A placa de indução de vidro preto da Panasonic foi projetada para combinar perfeitamente com outros eletrodomésticos de encastrar da Panasonic. Com a tela sensível ao toque, você pode controlar facilmente seu fogão na ponta dos dedos. Para superfícies planas, basta limpar com um pano úmido para manter seu cooktop limpo.
- Quantidade de bocas: 4
- Mesa: vidro
- Voltagem: 220 v
- Dimensões e peso: 52 x 59 x 6 cm; 13 Quilogramas
8. Cooktop de Indução Tronos IF701OB1
O Cooktop da Tronos é um dos modelos mais seguros do mercado. O aquecimento por indução ocorre apenas quando um wok é colocado na área marcada. É possível controlar 9 níveis de temperatura e usar a função boost através do painel de toque. Toda a superfície da placa permanece à temperatura ambiente, evitando o risco de queimaduras e garantindo assim a segurança.
A tela sensível ao toque também permite controles resistentes a crianças e o visor indica a temperatura da superfície após o uso. A mesa vitrocerâmica tem um design elegante e é fácil de limpar, pois líquidos e salpicos não aderem à superfície devido à baixa temperatura.
- Quantidade de bocas: 4
- Mesa: vitrocerâmica
- Voltagem: 220 v
- Dimensões e peso: 58 x 65 x 12 cm; 5 Quilogramas
9. Cooktop de Indução Mueller Mci014bg1
R$ 1.399,90
O Cooktop de Indução Mueller tem um design simples e bonito que cabe em qualquer cozinha. Seu valor é compatível com o mercado, oferecendo diversos recursos avançados para utilização, como trava de segurança e indicador de superfície quente. Ele também tem uma função turbo de zona de aquecimento.
Seu painel possui controles e ajustes por toque, com 9 opções de nível e potência total de 7000 W. Possui ainda função timer de até 99 minutos para programar o cozimento para você não esquecer que tem comida no fogo por muito tempo. Sua superfície é vitrocerâmica e seu design é simples e elegante.
- Quantidade de bocas: 4
- Mesa: vitrocerâmica
- Voltagem: 220 v
- Dimensões e peso: 59 x 52 x 5.8 cm; 8.4 Quilogramas
10. Cooktop de Indução Fischer 1Q
R$ 379,90
A placa de indução com queimador Fischer 1 é a escolha perfeita entre praticidade e funcionalidade. É pequeno e portátil, flexível e seguro para cozinhar como quiser. O sistema de indução gera calor instantaneamente no fundo da panela, e o timer de até 3 horas pode ajustar com precisão o tempo e a função de trava de segurança para garantir um cozimento mais seguro.
Além disso, possui 10 níveis de potência, todos controlados por meio de um painel touchscreen e display digital. A mesa de jantar em vitrocerâmica em material de fácil limpeza garante um acabamento moderno e igualmente funcional..
- Quantidade de bocas: 1
- Mesa: vitrocerâmica
- Voltagem: 110 v ou 220 v
- Dimensões e peso: 38 x 29.5 x 4 cm; 2.66 Quilogramas
Dúvidas Frequentes Sobre os Melhores Cooktops de Indução
Veja a seguir algumas das principais dúvidas dos leitores sobre os cooktops de indução.
Qual o Melhor Cooktop de Indução?
O melhor cooktop de indução é o Cooktop de Indução Midea CYB40P2. Este é um cooktop de alta tecnologia e com um design maravilhoso, além de um ótimo custo benefício.
Dicas Para Instalar Seu Cooktop Corretamente
A primeira dúvida ao voltar para casa é como instalar o fogão. Como estamos habituados aos fogões tradicionais, com fornos e pés, é normal que nos percamos um pouco.
- O tampo da mesa deve ter pelo menos entre 30 e 60 mm. Além disso, bancadas resistentes ao calor também são essenciais, como granito, mármore, sílica, etc. Existe uma distância mínima de paredes e outros eletrodomésticos, mas varia de acordo com o modelo.
- Se a placa for instalada em um balcão com portas e gavetas, uma prateleira deve ser colocada a uma distância de pelo menos 150 mm da placa. O material deste anteparo deve ser resistente ao calor e ter espaço para passagem de mangueiras e cabos de força.
- Não coloque ou opere este produto próximo ou sob cortinas, geladeiras, materiais inflamáveis ou em armários. Não use a placa como superfície de apoio para outras tarefas ou objetos que não sejam para o fim a que se destina.
- Não instale o cooktop próximo à torneira, respingos de água causarão choque térmico no vidro, o que ocasionará a quebra do mesmo. Lembre-se, tudo ao seu redor tem que suportar o calor.
- Não conecte o cooktop na mesma tomada que outros aparelhos. Se colocar o forno embaixo da bancada, separe os fios e nunca use o adaptador.
- Você deve prestar atenção às conexões elétricas, à localização do cooktop, manter as distâncias adequadas, conectar componentes elétricos ou de gás com segurança, etc.
- As instalações elétricas devem ser realizadas de acordo com as recomendações de segurança da concessionária de energia. Este produto só deve ser conectado a uma tomada de 127v ou 220v.
Em geral, é melhor consultar o manual do proprietário para ver se há instruções mais específicas sobre como instalar o cooktop. Se você não tiver experiência no assunto, é melhor chamar um profissional. Cuidado com os baratos que saem caros!
Cuidados e Manutenção de Um Cooktop
Cooktops são geralmente feitos de aço inoxidável ou vidro. Os modelos de vidro tendem a ser mais fáceis de limpar do que os modelos de aço inoxidável, que costumam ser mais propensos a arranhões. O método ideal é limpar o excesso de sujeira com um pano úmido. Use um pano de algodão macio.
Durante a etapa de retirada dos resíduos da maceração, pode-se utilizar um produto de limpeza para facilitar o processo. Sempre use produtos de limpeza suaves e evite produtos abrasivos ou corrosivos de qualquer tipo. Se você deseja uma limpeza mais profunda, complemente com um produto sem cloro ou amônia.
Uma dica importante que você deve sempre seguir é o hábito de limpar seu cooktop assim que ele ficar sujo, de uma forma muito fácil e rápida, pois os restos de comida vão endurecer e ficar mais difíceis de limpar depois e mais propensos a arranhões.
Considerações finais
O cooktop de indução é um produto que requer a compra de tachos específicos para utilizar, requer uma gama de eletrodomésticos específicos, mas oferece utilidade na hora da limpeza, rapidez na preparação dos alimentos e mais segurança na sua cozinha.
Esperamos que essa lista e essas informações tenham te ajudado a tomar a melhor decisão na hora de comprar seu cooktop de indução. Você adquiriu um dos itens da nossa lista ou acabou escolhendo outro? Conte-nos nos comentários e, se ainda estiver na dúvida, confira nossos outros artigos sobre cooktops.
Deixe uma resposta